ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P004

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P004

TRIAGEM AUDITIVA EM PRÉ-ESCOLARES: TIMPANOMETRIA E EMISSÕES OTOACÚSTICAS

Autores:
DELECRODE, C.R.1, SANTOS, A.C.R.1, CARDOSO, A.C.V.1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília, 3 UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A triagem auditiva é um processo importante na identificação de perdas auditivas no ambiente escolar, principalmente na faixa etária onde ocorre a alfabetização. Qualquer privação auditiva, mesmo que transitória, pode causar prejuízos na linguagem e na aprendizagem. Objetivo: Comparar os achados timpanométricos e as emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção (EOAPD) em um grupo de pré-escolares. Metodologia: O delineamento deste estudo foi transversal, prospectivo e comparativo. Participaram 116 pré-escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, que frequentavam uma Escola Municipal de Educação Infantil. Como procedimentos de triagem auditiva foram utilizados: meatoscopia, timpanometria e emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção. Para a timpanometria foi utilizado o Handtymp 500 - Siemens, com tom de sonda de 226 Hz e, para as emissões otoacústicas evocadas o equipamento portátil Accuscreen - Madsen, indicado para uso em programas de triagem auditiva. Para a captação das emissões otoacústicas utilizou-se o protocolo um do equipamento, apresentou-se os estímulos em dois níveis (L1/L2) de 60/50 dB NPS nas frequências de 5, 4, 3, 2 kHz, nesta ordem. Para a análise dos resultados utilizou-se o critério passa/falha, considerou-se que o pré-escolar PASSOU na timpanometria quando apresentou valores de pressão (+50 e –150 daPa) e complacência estática (0,3 e 1,5 mmho) dentro dos padrões de normalidade e presença de EOAPD em três frequências. Para a análise estatística aplicou-se o Teste V de Cramér para verificar a concordância entre os resultados da timpanometria e emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção. Resultados: A análise dos resultados da triagem auditiva mostrou que o índice de passa na timpanometria foi de 68,10%, nas emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção de 89,70% e, em ambos os procedimentos de 66,40%. Observou-se também acurácia de 70,70% entre a timpanometria e emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção e esta diferença foi significante. A análise das orelhas dos pré-escolares que falharam nas EOAPD mostrou um predomínio de curva timpanométrica do tipo B e, nas orelhas que apresentaram falha na timpanometria observou-se que a curva timpanométrica do tipo Ar não influenciou a captação das EOAPD, porém a curva timpanométrica do tipo B sim. Conclusão: A comparação entre os dois procedimentos mostrou boa acurácia, porém a associação dos mesmos permitiu uma melhor sensibilidade e especificidade na triagem auditiva de crianças pré-escolares.

Palavras-chave:
 triagem auditiva, escolares, emissões otoacústicas, timpanometria